Curiosidades sobre Santana!!!

Localizado na costa Norte da ilha, o concelho de Santana é composto por seis freguesias, Arco de São Jorge, São Jorge, Ilha, Santana (a sede do concelho), Faial e São Roque do Faial, tendo sido elevado ao estatuto concelhio em 1835. A sua denominação deve-se a Sant’Ana, a santa padroeira do concelho.
Durante vários anos, as principais actividades económicas desenvolvidas no concelho foram essencialmente actividades viradas para a exploração agrícola, graças às características dos terrenos, propícios para o cultivo de cereais, da cana-de-açúcar, da vinha, de produtos hortícolas e de árvores de fruto, sendo de salientar o vinho e a anona no Faial.


Visitas obrigatórias:

Uma das visitas obrigatórias no concelho de Santana é ao Parque Temático da Madeira um dos principais atractivos turísticos. Esta infra-estrutura situa-se nas proximidades do centro da cidade de Santana, transmitindo não só a evolução histórica da Madeira mas explorando também a vertente natural, com conteúdos e actividades pedagógicas, perpetuando igualmente a etnografia da Madeira, em termos de artesanato, tradições, hábitos e costumes, através de pavilhões e espaços ao ar livre.
A Câmara Municipal de Santana tem ao dispor do visitante, ao lado do edifício municipal, alguns exemplares de uma das casas caracteristicamente regionais, a denominada "Casa de Santana" feita em madeira, com a fachada em forma triangular e coberta de colmo.


Gastronomia:

Apesar dos vários pratos regionais serem confeccionados em quase todas as áreas da Madeira, vale a pena mencionar no concelho de Santana a confecção particular da sopa de trigo, uma sopa pesada, que servia assim de sustento para os homens do campo durante todo o dia de trabalho.


Festividades e Eventos:

Festa da Anona no Faial
Festival Regional de Folclore, conhecido como “48 Horas a Bailar”
No Carnaval, não perca a Festa dos Compadres.


Natureza e actividades:

Reserva Natural da Rocha do Navio.
Ribeiro Frio, Queimadas, Caldeirão Verde, zona balnear da Foz da Ribeira do Faial.
Não perca uma visita ao pico Ruivo, o pico mais alto da Região Autónoma da Madeira, com 1861 m. O percurso pedestre inicia-se na Achada do Teixeira, até ao pico Ruivo, com regresso ao ponto de partida. Serão cerca de 3 km (6km ida e volta) e far-se-á calmamente em 3 horas.






Sem comentários:

Enviar um comentário