terça-feira, 24 de abril de 2012

Descubra no concelho de Santana algumas da "caminhadas" que podem realizar!!


Ribeiro Frio / Portela


Uma caminhada magnífica, através do rico Património Natural da ilha da Madeira, a Floresta Laurissilva, considerada pela UNESCO em 1999, como Património Mundial da Humanidade.

 Esta é sem dúvida uma caminhada fascinantes, ao longo de uma levada, rasgada por entre, floresta densa, túneis, e paisagens luxuriantes, rodeadas por uma Fauna e Flora riquíssimas.



Queimadas / Caldeirão Verde

Lindo! É a palavra ideial para descrever esta caminhada, que nos leva a partir em viagem ao longo de uma levada rodeada mais uma vez pelo luxuriante património natural da Ilha da Madeira, a flora Laurissilva.
 A partida para esta aventura, tem o seu início no parque das Queimadas.
São 6 km de maravilhosas paisagens, que culminam no lago do Caldeirão Verde, a água que caí do alto da escarpa, brinda-nos com o mais belo dos arco-íris…aqui a Natureza é simplesmente genial.



Pico do Areeiro / Pico Ruivo / Achada do Teixeira

Esta aventura, tem oseu início no Pico do Areeiro a uma altura de 1818 metros, e tem como objectivo a ascensão ao cume do Pico Ruivo (pico mais alto da ilha da Madeira) a 1862 metros de altitude.
Em dias de céu limpo é possível deste ponto (Pico Ruivo) avistar toda a Ilha da Madeira, sem excepção. A descida até a Achada do Teixeira, é revigorante e serve para retemperar as forças, despendidas na subida ao Pico Ruivo.
A energia, a riqueza e a beleza natural do trilho, são ímpares.
Esta caminhada é sem dúvida nenhuma, um fantástico desafio que a Ilha da Madeira faz questão de “oferecer”, aos verdadeiros amantes da aventura!!






Ribeiro Bonito / Fajã no Penedo

O percurso é acessível mas recomenda-se especial cuidado na descida para o Ribeiro Bonito porque é geralmente o piso está molhado e o caminho é estreito. O percurso inicia-se no Posto Florestal do Cascalho em São Jorge, seguindo sempre a levada até ao Ribeiro Bonito. A partir deste ponto, o passeio continua por um caminho de terra batida até ao Chão das Faias (situado por baixo do Caldeirão Verde – Caldeirão do Inferno, havendo mesmo uma vereda), onde se atravessa um túnem (cerca de 40 minutos) que deve ser feito com ajuda de uma lanterna. Da saída do túnel até à Fajã do Penedo são 4 km numa estrada estreita. Muitos trilhos estão camuflados pelas silvas e pelo mato.

A extensão da caminhada são de 16 km, cerca de 6 horas.





1 comentário: